Infantil - Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica adotada pela Moppe implica ensinar o aluno a "aprender a aprender".
No mundo em que vivemos, com mudanças velozes, tanto tecnológicas quanto de saberes em geral, a Moppe tem como meta desenvolver permanentemente novas competências.

Por isso não se limita apenas a ensinar conteúdos conceituais - "o saber", mas também conteúdos procedimentais - "o saber fazer" e atitudinais - "o ser".
Um ensino de qualidade que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade deve também contemplar o desenvolvimento das capacidades que possibilitem adaptações às novas realidades do mundo moderno, como o trabalho em equipe, relações interpessoais, o senso crítico, a criatividade, a resolução de problemas, cultivar os bens sociais, culturais, ambientais etc.

Este é o grande desafio que todas as escolas deverão enfocar em seu currículo.

Uma das estratégias utilizadas para desenvolver as competências do "saber fazer e ser" é o exercício constante de uma prática que coloca desafios e situações-problema, em que o aluno planeja como resolver, coloca em jogo tudo o que sabe sobre o fato, utiliza argumentação e decide como responder através das várias formas de expressão. A investigação é prática que acontece cotidianamente e desencadeia o prazer pelo aprender e a curiosidade do aluno em buscar conhecimentos.

Na Moppe buscam-se desenvolver as seguintes competências nos educandos:

  • Iniciativa
  • Curiosidade
  • Senso crítico
  • Protagonismo
  • Autonomia moral
  • Comprometimento
  • Desenvoltura verbal
  • Trabalho em grupo

Ou seja, a escola tem como objetivo desenvolver processos educacionais de informação e formação que estimule o exercício da liderança e hábitos para que o educando atue na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e respeito social.

A Escola fundamenta seus cursos com ênfase nesses objetivos, a fim de tornar a aprendizagem desafiadora, utilizando várias estratégias, para tornar o educando um sujeito investigativo, curioso e ativo.


Conheça mais sobre o Ciclo I

Neste ciclo trabalhamos, especificamente com crianças da Educação Infantil - Infantil I ao Infantil IV - (02 a 05 anos) . O desenvolvimento do currículo da Educação Infantil está centrado no descobrimento de si mesmo e do meio em que a criança vive; nesse sentido a descoberta do meio físico e social são alicerces para a construção de sua identidade e, consequentemente, para a autonomia pessoal.

A Educação Infantil visa oferecer à criança um ambiente estimulador que lhe permita:

a) desenvolver espontaneamente as habilidades perceptivas, criativas e expressivas;

b) facilitar sua atuação na realidade física e social;

c) adquirir noções básicas necessárias à formação de hábitos de saúde;

d) favorecer-lhe o ajustamento emocional e afetivo;

e) integrar-se ao mundo do outro, sem abrir mão da sua individualidade;

f) ingressar no 1o ano do Ensino Fundamental.

Para tanto priorizam-se os conhecimentos que a criança traz e a partir daí são planejadas situações que possibilitem a construção de conhecimentos através de várias linguagens.

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br