Formas de Avaliação

Formas de Avaliação

Vários instrumentos de medida são utilizados durante o processo ensino-aprendizagem. O mais freqüente atualmente é a pesquisa escolar. A pesquisa tem objetivos gradativos durante os 9 anos do Ensino Fundamental. O objetivo maior é o aluno “aprender a aprender”, buscar o conhecimento sempre que dele necessita para resolver um problema.
Outros instrumentos utilizados são: relatórios, seminários, conclusões, elaboração e execução de trabalhos tridimensionais, provas dissertativas e ou objetivas etc.

A avaliação acontece da seguinte forma:

  • Levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos detêm e os de que necessitam para avançar no início do processo;
  • Planejamento de orientações didáticas para se alcançar os objetivos;
  • Elaboração e execução dos projetos de sala de aula;
  • Consecução de intervenções necessárias ao processo;
  • Avaliação somativa (no final de cada trimestre) e no final do ano.

Os somatórios do trimestre (resultado do processo de avaliação) são expressos em notas graduadas de zero a dez, escalonadas de cinco em cinco décimos. Os resultados são comunicados aos pais ou responsáveis através do boletim de notas, juntamente com o portfólio do aluno, sua ficha de autoavaliação e seu relatório.

“A avaliação contribui para o desenvolvimento dos processos complexos de pensamento do aluno, devendo ser mais concentrada e mais participativa”. – Luckesi – 3º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação – 2005”.

Em Educação Física, Educação Artística e Educação Musical, o aproveitamento é feito tendo em vista os objetivos fixados para estes componentes, considerando-se, para promoção, apenas a frequência.

Recuperação

A escola oferece as seguintes formas de recuperação:

Recuperação Paralela

Em nossa proposta de ensino julgamos importante a aprendizagem contínua, portanto a recuperação na Moppe ocorre de forma paralela, através da intervenção do professor em sala de aula, a realização por parte dos alunos de roteiros de estudo e listas de exercícios, provas de recuperação e plantões de dúvidas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Vale ressaltar que às turmas cuja maior parte não tenha alcançado a média na P1, a recuperação dar-se-á em sala de aula com revisões dos conteúdos e a aplicação de uma nova prova, não necessitando, nesse caso, o comparecimento no horário oposto.

Nesse processo é importantíssimo o comprometimento do aluno em todas as etapas da recuperação, realizando todas as atividades e esclarecendo suas dúvidas, seja em sala de aula ou nos plantões de área.

Estamos certos de que esse processo atende às necessidades dos nossos alunos e é mais uma forma de estarmos trabalhando a educação de forma contínua e efetiva.

Recuperação Final

Acontece ao final do ano letivo levando em conta conteúdos não apresentados como satisfatórios.
Terá direito aos estudos de recuperação no final do ano, o aluno que obtiver média inferior a 7,0 (sete). Após a recuperação será promovido para a série seguinte o aluno que demonstrar aproveitamento traduzido por média igual ou superior a 7,0 (sete), obtida pela média aritmética entre a nota atribuída na recuperação e a média final.

Recuperação Conceitual Trimestral

O aluno que não obtiver o índice de 70% de acertos nas avaliações terá um período para tirar dúvidas com o professor e fará uma segunda avaliação referente ao mesmo conteúdo, porém com o dobro de exercícios. A nota da segunda avaliação anula a nota da primeira.

Recuperação Procedimental e Atitudinal

O aluno que não obtiver média 7,0 no trimestre, por falta de realização de tarefas, registro no caderno e entrega de trabalho, deverá realizar todos os compromissos em débito para recuperar a nota.

Promoção

  • É promovido para a turma seguinte o aluno que obtiver média final de aproveitamento (média aritmética das notas trimestrais) igual ou superior a 7.0 (sete).
  • É promovido para a turma seguinte o aluno que obtiver 75% de frequência das aulas dadas do 1º ao 5º ano e, para os alunos do 6ª ao 9º ano, 75% de freqüência das aulas dadas em cada disciplina.
  • Em Educação Física, Educação Artística e Educação Musical, considerar-se-á, para promoção, somente a freqüência de 75%.

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Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

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