NOTÍCIAS - São 35 anos de história da Escola Moppe

São 35 anos de história da Escola Moppe

Por Teresinha Pereira de Almeida, fundadora e diretora da Escola Moppe. 


O que contar sobre 35 anos de vivências?

Primeiramente agradecer a Deus, por nos ter presenteado com a missão tão desafiadora de criar e cuidar da Moppe. Junto com os funcionários que aqui estão e os que por aqui passaram, criamos um novo conceito de ensinar e aprender.

É muito gratificante reconhecer que o desafio e o esforço nesses 35 anos de estudos demonstrou que surgimos à frente porque já reconhecíamos que era necessário e possível fazer diferente na educação para buscar sempre o melhor. Assim, o esforço de todos da escola contribuiu significativamente para o reconhecimento da comunidade e a autovalorização de cada um. Pessoas que comungaram conosco do mesmo olhar para a criança, de respeito e valorização. Muitas famílias que vieram se juntar a nós tinham também os mesmos desejos nossos. A elas, o reconhecimento por terem nos ensinado o que é ser família, o que é a admiração e o carinho pela  escola, por entenderem que juntos, família e escola, fortaleceriam e desenvolveriam as habilidades, potencialidades e valores  das crianças.

Nesses 35 anos, prometemos, através do nome de batismo da MOPPE (Moderna Orientação Psicopedagógica), que seríamos sempre modernos, inovadores e criativos. Procura-se na Moppe não repetir, MAS RECRIAR, fazer coisas novas, como solicitou Piaget. Buscamos novidades educacionais em capitais brasileiras que nos convidavam a encontrar mais fundamentos para a nossa prática. Não nos bastando, saímos do Brasil e fomos para Londres, Madrid, Itália, Portugal, Argentina, Barcelona e nos encantamos com as propostas das cidades do norte da Itália, região de Reggio Emília, que tem-nos recebido e permitido experimentações e assim  agregado seus ensinamentos quanto à valorização da Infância.

Somos, assim, impulsionados a buscar sempre e apaixonados, apaixonados a educar.

Aos alunos, nossa admiração por privilegiar e saber utilizar o discurso com clareza, segurança e argumentação. A forma como colocaram e colocam em prática soluções dos problemas cotidianos. Alunos que aprenderam a pensar, dividir e respeitar as diferenças.

Os excelentes resultados humanos e acadêmicos devem-se a todos, equipes pedagógicas e administrativa, famílias e aos alunos que construíram espaços propícios para o desenvolvimento de suas capacidades.

Obrigada a todos por nos ajudar a construir esses 35 anos de história, e que venham mais 35 anos formando, não só alunos, mas cidadãos.


 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br