NOTÍCIAS - Projeto - Copa do Mundo Moppe - Connheça o projeto

Projeto - Copa do Mundo Moppe

A CONSTRUÇÃO DE UMA COPA DO MUNDO

O futebol é um esporte admirado no Brasil, com milhões de adeptos em todos os estados, com grande visibilidade na mídia e que forma e exporta centenas de jogadores. Todo esse amor pelo esporte nos faz crer que o Brasil é o país do futebol.

Impulsionados por essa paixão e por ser o ano da Copa do Mundo, a equipe de educadores do Fundamental II, juntamente à direção e à coordenação pedagógica apresentaram, para os alunos, a ideia de um projeto interdisciplinar em que todas as áreas do conhecimento fossem exploradas: Construir uma Copa do Mundo.

Animados com este projeto, os alunos do 6º ao 9º iniciaram o seu planejamento que trará diversa aprendizagens: 

- conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;

- respeitar e compreender o trabalho em grupo, regras dos jogos, normas e o regulamento do torneio;

- identificar as características de cada país participante da Copa do Mundo de 2014;

- contextualizar o que é esportividade e desportividade, trabalhando o “fair play” nas competições.


INÍCIO DO PROJETO

O disparador do projeto aconteceu nas aulas de Educação Física, quando professores e alunos identificaram e pesquisaram o que seria necessário para realizar uma Copa do Mundo.

Os alunos dividiram-se em: organização, imprensa falada (fotógrafo, cinegrafista, narrador e comentarista), imprensa escrita, juiz, jogadores, comitê de abertura e líderes de torcida.

Serão realizadas duas Copas do Mundo Moppe, a primeira, composta por alunos dos 6os e 7os  anos e, a segunda, composta por alunos dos 8os e 9os  anos, que acontecerão nos dia 26 e 27 de junho.

Durante o estudo, os alunos levantaram questões como: “Existe a necessidade de haver árbitro? Precisa haver alguém para dizer que a bola saiu, se todos sabem que a bola saiu? Podemos fazer uma Copa sem técnicos? Conseguiremos decidir, em grupo, quem irá jogar e em qual momento?”

A troca de informações entre eles e os professores foi fundamental na construção desse projeto e na aquisição de conhecimentos mais amplos.


QUANDO O PROJETO SE TORNA INTERDISCIPLINAR

Com o objetivo de explorar o projeto da Copa em todas as disciplinas, os professores, juntamente à coordenação do ciclo, organizaram um workshop com informações iniciais:

Matemática: Os alunos puderam analisar os números do evento, conhecer quanto uma copa pode agregar para o PIB do país, verificar quanto foi investido pelo Brasil e pelo setor privado. 

Física e Laboratório de Ciências: Até qual velocidade um chute pode chegar? Qual é o melhor local para bater na bola para se ter o objetivo alcançado? Essas e outras questões foram debatidas e exploradas junto aos alunos.

Ciências: Qual o impacto da Copa no meio ambiente? Os alunos exploraram o que a insfraestrutura para realizar uma copa traz de benefícios e malefícios para o meio ambiente.

Na sequência, organizaram um mural de informações:

Alunos do 6º ano: Curiosidades da Copa de 2014. Cada grupo escolheu um assunto: a história da bola, árbitros, mascote, entre outros. Desenvolveram histórias em quadrinhos nas aulas de Português com o auxílio da tecnologia .

Alunos do 7º ano: Pesquisa e análise sobre as Copas passadas. Foram explorados, nas aulas de Português, os poemas gráficos e o texto jornalístico.

Alunos do 8º e 9º ano: Levantaram críticas positivas e negativas sobre a Copa de 2014, analisaram a infraestrutura, os gastos que poderiam ser revertidos para outras áreas. As análises aconteceram nas aulas de Português, Geografia, Ciências e História.

Além disso, os alunos estão desenvolvendo a tabela da Copa do Mundo Moppe conhecendo as dimensões de um campo de futebol e analisando o que é esportividade e desportividade, além de preparar a abertura do evento, explorando a dança e a extração de sons do próprio corpo.

 Confira neste informativo e também no mural da escola, alguns textos e estudos realizados pelos alunos em sala de aula. 


ESTUDO DO MEIO - MUSEU DO FUTEBOL

A fim de explorar e desenvolver o projeto da Copa Mundo Moppe, os alunos do 7º e 8º ano visitaram o Museu do Futebol em São Paulo.

 Nessa visita, os alunos conheceram mistérios sobre o esporte e a vida brasileira no século XX. Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro. 


 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br