NOTÍCIAS - Produção dos alunos - COPA DO MUNDO 2014: DINHEIRO BEM GASTO?

COPA DO MUNDO 2014: DINHEIRO BEM GASTO?

Texto desenvolvido pelos alunos Júlio, Luís, Fabio e Gustavo – 8º A

Esta Copa do Mundo será celebrada no Brasil e não houve economia. O dinheiro gasto foi muito mais do que o inicialmente planejado. Esse ônus poderá chegar a 30 bilhões de reais, o que é um absurdo, pois esse dinheiro poderia ser investido em nossa sociedade. 

O projeto inicial era usar dinheiro privado para financiar a construção e renovação de estádios. Porém, o governo gastou dinheiro público em estádios que só atendem a elite, uma vez que os ingressos podem chegar a custar R$ 1000 reais. Assim, o governo adquiriu uma dívida de aproximadamente 4 bilhões de reais com a população.

Comparado às Copas anteriores, pode-se dizer que o Brasil foi o país que mais gastou nos últimos tempos. Superou o Japão (2002) e a Alemanha (2006) que quase foram à falência. Segundo jornais e noticiários semanais, o país pode não recuperar tudo aquilo que gastou e acabar ficando no vermelho. 

Conclui-se, então, que esse evento esportivo pode desestabilizar a economia, que já não é uma das melhores. Entretanto, não se pode dizer que só existirão coisas ruins. Se o Brasil recuperar o dinheiro que gastou e tiver lucro, o país tem chance de se desenvolver econômica e socialmente, basta saber como investir. 

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br