NOTÍCIAS - Produção dos alunos - BENEFÍCIOS DA COPA DO MUNDO FIFA 2014 PARA O BRASIL

BENEFÍCIOS DA COPA DO MUNDO FIFA 2014 PARA O BRASIL

Texto desenvolvido pelos alunos Valério e Henrique Sredni – alunos 9º A

Apesar de muitas críticas à Copa do Mundo FIFA no Brasil, ela também poderá trazer benefícios para o país. É verdade que a Copa tem pesado muito nos cofres públicos e isto vem gerando certa indignação na população brasileira. Porém, ela também trará muito lucro para estabelecimentos que não dependem de outras empresas, estabelecimentos independentes. Com turistas brasileiros e estrangeiros viajando, o país vai arrecadar uma quantia equivalente a quase 2,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2013. 

O evento esportivo de 2014 trará, então, um grande ganho para instituições ligadas ao turismo, como restaurantes, companhias aéreas, lojas, hotéis etc. Com a vinda de muitos turistas para o país, todo o setor terciário aumentará para poder abastecer a grande demanda de pessoas interessadas em comprar produtos relacionados à Copa do Brasil. 
Os aeroportos das doze cidades-sede estão dobrando de tamanho para melhorar o tráfego de turistas. É claro que os aeroportos não administrados pela Infraero não terão tantos benefícios quanto os que podem contar com ela. Além disso, pode ser que, no período da Copa, os aeroportos não sejam suficientemente grandes para comportar o número de pessoas que virão para o Brasil. Mas quando tal período passar, o aumento desses poderá trazer grandes benefícios para a população brasileira, como um maior número de voos disponíveis. A sua ampliação ainda incentivará o turismo. Após o evento, a facilidade para realizar voos nacionais e internacionais será mais atrativa. 

Com as obras realizadas para o Mundial, houve um grande número de obras, o que gerou cerca de 3,6 milhões de empregos. Embora elas possam não ficar prontas no prazo, os estádios permanecerão para bom proveito da população. 
Grande parte desses projetos é do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e seriam executados independentemente da Copa. Como exemplo, temos o metrô, o BRT (Bus Rapid Transit), a ampliação de portos e aeroportos. Os que não ficarem prontos serão entregues depois. 

Com toda essa exposição, o país terá reconhecimento mundial e uma possível evolução econômica e estrutural. Apesar das várias críticas ao Mundial da FIFA, ele trará muito entretenimento e diversão para as pessoas do mundo inteiro.  

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br