NOTÍCIAS - O TRABALHO DE PESQUISA COM OS ALUNOS DO INFANTIL IV

O TRABALHO DE PESQUISA COM OS ALUNOS DO INFANTIL IV

No projeto “No sítio do Sr. Lobato”, os alunos do Infantil IV desenvolveram competências que levarão para a vida.

Quem nunca ouviu falar da boneca de pano com sentimentos e ideias, que tomou uma pílula e desatou a falar? E aquela senhora muito simpática que cuida do sítio, a avó que todas as crianças gostariam de ter? Sem contar o Visconde de Sabugosa, aquele que procura compartilhar com os leitores mirins a importância dos livros!  

Partindo das ideias de Lobato, um escritor que sempre atraiu o interesse de muitas gerações pela leitura, surgiu o projeto “No sítio de Sr. Lobato”, no qual os alunos participaram de diversas atividades e estudos a fim de desenvolver o processo de pesquisa e conhecer o pai da literatura infantojuvenil, suas obras e personagens.

Com o intuito de despertar a curiosidade das crianças, o projeto começou com a exibição de um dos episódios do sítio, em um espaço aconchegante e com sessão marcada. 

Motivados pelas narrativas dos personagens, os alunos socializaram e descobriram como se realizam os procedimentos de pesquisa. Cada grupo selecionou o personagem a ser pesquisado e levantou hipóteses de como seria esse processo. A pesquisa foi realizada em um ambiente previamente organizado: biblioteca, laboratório de informática etc.

No final, cada grupo compartilhou com a turma as informações coletadas. Esse foi um momento de grande desafio, pois, durante o relato, os alunos precisaram organizar o que havia sido dito e o que ainda faltava, aproximando-se assim, do gênero discursivo oral. Após as apresentações, os alunos construíram oralmente as frases, valendo-se da professora como escriba, realizando, dessa forma, um texto coletivo.

Assim, os registros foram realizados e novos desafios lançados. Sempre com um teor de fantasia, mas também de conhecimento e cultura.


OS GANHOS SE MULTIPLICAM QUANDO O PROJETO SE TORNA INTERDISCIPLINAR

As obras de Monteiro Lobato trouxeram diferentes possibilidades às aulas, proporcionando conhecimento em diversas áreas.


ESPAÇO CULINÁRIO

A culinária é uma excelente oportunidade para desenvolver a criatividade e a autonomia, além de apurar os sentidos e o senso de proporção de forma deliciosa e lúdica.

Misturar a massa, experimentar os ingredientes, dar forma aos pães, ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões (“O que acontecerá quando colocarmos o leite?”), e saborear as receitas, tudo isso foi vivenciado pelo Infantil IV, por meio das inesquecíveis receitas da Tia Nastácia.

ESTUDO DO MEIO

Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté.

As crianças conheceram a casa onde morou o autor, o local de inspiração para as suas criações, o museu com os móveis e objetos que pertenceram a ele, além de encontrar artistas vestidos como os personagens das histórias e assistirem a peças teatrais.

Depois de todo esse processo, é possível afirmar que o trabalho com as obras do Monteiro Lobato tem dado bons frutos, possibilitando aos alunos um crescimento, não só em relação à leitura e à escrita, mas também em outras áreas do conhecimento. Um convite maravilhoso para um conhecimento em “movimento”.

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br