NOTÍCIAS - Alunos do 2ª ao 9º ano têm seu primeiro contato com a programação de games

Alunos do 2ª ao 9º ano têm seu primeiro contato com a programação de games

Texto desenvolvido pela professora de Programação de Games, Lúcia Helena de Oliveira Ferreira.

A Escola Moppe, acompanhando as tendências mundiais em educação, lançou o módulo de “Programação de Games” como uma atividade extracurricular oferecida pelo CEC (Centro de Esporte e Cultura) em horário complementar às atividades de nossos alunos.

O especialista Mitch Resnick, criador do Scratch, desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), no TEDx Beacon Street, faz uma analogia com as habilidades de ler e escrever. “Quando você aprende a ler, você pode então ler para aprender. É a mesma coisa ao escrever códigos. Se você aprende a escrever códigos, você pode escrever códigos para aprender”.

Normalmente nossos jovens e crianças, os chamados “nativos digitais”, gastam a maior parte de seu tempo com as novas tecnologias usando aplicativos instantâneos e games, ou seja, consumindo um conteúdo pronto. Nesta nova visão, nossos alunos passarão a produzir games e aplicativos de forma divertida, a desenvolver o mesmo pensamento de um cientista da computação, o raciocínio lógico, o pensamento estruturado e sistematizado, além do inglês, presente na maioria das linguagens disponíveis. Todas estas habilidades serão úteis para o aprendizado em qualquer área do conhecimento.

Inicialmente contaremos com duas turmas, a iniciante, para alunos do 2º ao 5º ano e a outra, para alunos do 6º ao 9º. O desafio inicial usará o Blockly e o Scratch, linguagem de programação visual composta por blocos que se encaixam e assim os alunos veem seus comandos atuarem sobre seus personagens e cenários em jogos, histórias, cartões animados, dentre outros. Vencidos estes desafios, apresentaremos novos, a complexidade da programação aumentará, estimulando a vontade de aprender a aprender.

“Aprender a programar, programar para aprender” de Mitch Resnick.

“Todos deveriam saber programar” de Steve Jobs

"Não jogue video games, programe-os" de Presidente Barack Obama.

 

Fontes: http://porvir.org/porfazer/aprender-programar-programar-para-aprender/20130220, http://br.code.org/

http://revistapegn.globo.com/Como-comecar/noticia/2014/12/brasileiros-criam-centro-de-programacao-para-criancas-e-jovens.html

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br