NOTÍCIAS - A matemática aprendida por meio da contextualização

A MATEMÁTICA APRENDIDA POR MEIO DE CONTEXTUALIZAÇÃO.

Texto desenvolvido pela profª Cíntia Gorgulho, professora de Matemática da Escola Moppe.

 A matemática é entendida como uma ciência dinâmica, que se constrói diariamente nas relações entre as pessoas, nos mais diferentes contextos. Aprender matemática, nessa perspectiva, implica estar imerso em um processo constante de descobertas.

No Ensino Fundamental II, damos ênfase à resolução de problemas, à contextualização, aos processos significativos de aprendizagem, à investigação, tendo como principais objetivos fazer com que o aluno entenda que a matemática é uma ciência que possibilita resolver problemas práticos, como contar e calcular, ler e interpretar gráficos, identificar porcentagens, obter áreas e volumes, conceituar números inteiros, criando um conjunto de conhecimentos fundamentais para a compreensão da realidade.

Uma das condições para que esses objetivos sejam alcançados é a existência de um ambiente de aprendizagem que estimule a criatividade do aluno, em que eles possam comparar, discutir, perguntar e ampliar ideias.  

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br